Aumentar as deduções em 252 euros usando o e-fatura

Atestado Multiuso: o que é e para que serve
Outubro 11, 2019
Seminário “CIBERSEGURANÇA NAS PME – A sua empresa está protegida?”
Novembro 13, 2019

Aumentar as deduções em 252 euros usando o e-fatura

Verifique o seu e-fatura

Como sabem, desde o início da plataforma e-fatura que ando nesta “guerra” de vos mostrar as vantagens financeiras de pedirem SEMPRE faturas com número de contribuinte.

Ao longo do ano vou alertando para não deixarem tudo para o último dia (normalmente em Fevereiro do ano seguinte). É que se forem lá de 3 em 3 meses (pode ser mais regularmente, se quiserem) vão fazendo esse trabalho de formiguinha com muito menos esforço e apercebem-se de erros ou falhas muito mais cedo e ainda irão a tempo de os corrigir.

Mais 252 € em meia hora
No meu caso pessoal, já tinha mais de 400 faturas pendentes desde a última vez que lá fui. “Perdi” cerca de meia hora a classificá-las todas nas categorias corretas. Fazer este trabalho de “limpeza” é importantíssimo se estiver inscrito nas Finanças como trabalhador independente (se passa recibos verdes). Mesmo que não passe nenhum recibo, TODAS as suas faturas ficam pendentes. Se não fizer nada, vão todos para Despesas Gerais Familiares e pode estar a perder centenas de euros. Colocar a restauração, oficinas, etc. em Dedução do IVA e a Saúde e a Educação nas respectivas categorias pode aumentar muito o seu reembolso do IRS, sobretudo se tiver IRS Automático.

Deixo-vos aqui o meu exemplo desde mês. Antes de categorizar as minhas faturas pendentes e as da minha mulher estes eram os valores que tinha no e-fatura.

Depois de meia hora a suspirar e a ficar quase com uma tendinite, as deduções passaram a ser:

Ou seja:

+ 163,35 (eu)
+ 89,53 (a minha mulher)
——————
+252,88 €

Vale a pena perder tempo?
Este breve exemplo serve apenas para mostrar que vale a pena “perder” tempo a manter o e-fatura organizado. Em segundo lugar, se estiver a planear fazer isto de uma vez lá para Fevereiro, é verdade que não ganha nada a mais por fazer isto agora. Mas poupa tempo e faz as coisas sem stress e com mais atenção. Para além disso, tem a memória mais fresca e saberá melhor se a fatura de “José António Pereira” é de um restaurante ou da oficina. Em Janeiro, já não terá qualquer memória.

Portanto, se me permite o conselho, dê assim que puder uma espreitadela no seu e-fatura e do seu agregado familiar para ver, pelo menos, se está tudo bem.